Ecobike. Tecnologia do Blogger.
sábado, 15 de janeiro de 2011

4º DIA - Pousada do Jalapão - Mateiros

7:00 hs Saída da Pousada do Jalapão com Destino a Cachoeira da Velha (25km) 10:00 hs Saída da Cachoeira da Velha com destino Mateiros

A direita Cachoeira da Velha , a esquerda Mateiros.

Acordamos cedo e fomos conhecer a cachoeira da Velha e a Prainha. Logicamente depois de tanto sofrimento seguimos todos nos carros de apoio. A cachoeira da velha é um dos pontos fortes da viagem, é uma visão fantástica e a prainha nem se fala. Chegando na prainha vimos um grupos que estava em carros 4x4, na verdade esse mesmo pessoal passou pela nossa turma no dia anterior no meio da chuva e de muita lama. Eles estavam simplesmente admirados com o tamanho de nossa vontade e mais ainda impressionados com o trecho que pedalamos no dia anterior.

Prainha do Rio Novo

A alegria durou pouco, nosso destino nesse dia era a cidade de Mateiros, ponto mais extremo e distante de Palmas TO. O trecho foi tranquilo, e seguimos em ritmo forte. As nuvens de chuva já se tornavam desesperadoras depois do trauma do dia anterior. Cheguei a pedalar mais forte para evitar um encontro com uma nuvem de chuva, por incrível que pareça. A parada para o almoço foi no povoado do rio novo, situado perto da ponte com o mesmo nome.

Moradores do Povoado de Rio Novo

Pra variar do lado da ponte tinha uma prainha com águas cristalinas. O trecho da tarde com destino as Dunas foi bem tranqüilo, poucas subidas e a turma foi toda reunida e batendo papo.

Rumo às Dunas
Pose com a Serra do Espírito Santo ao fundo, onde se formam as Dunas

Chegamos na entrada das Dunas no final da tarde, pra chegar próximo as dunas só de 4x4, estrada com areia bastante fofa. O visual das dunas é fantástico, aproveitamos para ver o por do sol em seguida voltamos para a venda da Sra.Benita que fica logo na entrada. Como já estava escuro resolvemos todos ir até mateiros com as bikes nos carros de apoio. A noite em Mateiros foi regada a bastante cerveja, todos felizes com o desenrolar da viagem. Passamos a noite em uma Escola Estadual muito organizada. Noite tranqüila sem a necessidade de barraca.

Cachoeira da Velha
Explendorosa Cachoeira da Velha

Alimentada pelas águas do Rio Novo, a Cachoeira da Velha é a maior cachoeira do Jalapão e uma das suas principais atrações. Nela, as águas correm em grande quantidade, despencando por duas quedas em formato de ferradura, cada uma com mais de 20 metros de largura. Um espetáculo imponente, em que a natureza mostra sua exuberância e toda a sua força.

Descanso merecido contemplando a Cachoeira da Velha

Bem próximo à Cachoeira da Velha existe uma prainha, de águas doces e mansas, cercada por matas de galeria. Sem dúvida, uma bela opção para o camping. A trilha para chegar da cachoeira à prainha é um atrativo à parte, de fácil caminhada, com paradas para descanso e contemplação.

Prainha do Rio Novo , cenário do filme Deus é Brasileiro.

Dunas

Um cenário tanto inesperado quanto inesquecível, formado por enormes dunas de areia dourada (areia de quartzo), de até 30 metros de altura. Imagine a sensação de andar por estas areias e contemplar o pôr-do-sol no centro de uma paisagem como esta!

Encima das Dunas

As dunas do Jalapão estão em constante movimento, guiadas pelos ventos. Ao seu redor está a Serra do Espírito Santo, de formação arenosa, cuja ação dos ventos causa sua erosão, originando as dunas.

Capim Dourado

O capim dourado é uma espécie de capim (Singhnantus sp) que existe somente na região do Jalapão, localizado no estado do Tocantins, com a palha do qual se faz artesanatos, tais como: pulseiras, brincos, chaveiros, bolsas, cintos, vasos, peças de decoração entre outros.
Sua característica principal é a cor que lembra a do ouro. A principal localidade, onde começou o desenvolvimento da produção artesanal, é Mumbuca em Tocantins, um vilarejo localizado no município de Mateiros. Atualmente esses artesanatos são produzido em outras localidades da região do Jalapão.
O Capim Dourado só pode ser colhido entre 20 de Setembro e 20 de Novembro para que não entre em extinção. Existem regulamentações no estado do Tocantins que proíbem a saída do material "in natura" da região, somente em peças já produzidas pela comunicade local, visando assim a sustentabilidade ambiental, social e econômica do local.